segunda-feira, 28 de abril de 2014

Iº FÓRUM WECONNECT MULHER EMPREENDEDORA
Unknown 14:17 0 comentários

Iº FÓRUM WECONNECT MULHER EMPREENDEDORA






O Iº Fórum WEConnect Mulher Empreendedora, em parceria com a EOSS Consulting.
Durante o fórum, foi lançado no Brasil o Conselho Internacional de Liderança Feminina em Negócios, presidido pela Hillary Clinton e que tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino criando oportunidades de negócios para mulheres de países em desenvolvimento.

O evento era super exclusivo e eu estive lá representando o Jogo de Damas e foi uma ótima oportunidade de aprender com mulheres destacadas e inspiradoras, além, é claro, de conhecer iniciativas interessantes do Brasil inteiro. Networking é fundamental – e por isso mesmo é um dos pilares do Jogo de Damas.

A cônsul dos Estados Unidos, Samantha Yoder, abriu o evento, juntamente com Lisandra Ambrozio, diretora de RH da Pfizer; Adriana Machado, CEO da General Eletric e Elizabeth Vazquez, CEO da WEConnect International.
O primeiro painel de discussões foi sobre Empreendedorismo Feminino. Daise Rosas, da EOSS Consulting, falou da importância da capacitação tecnológica das mulheres para escalar os negócios femininos. Também foi citado o papel da mulher jovem como promotora de mudanças no cenário empreendedor – confesso que fiquei muito orgulhosa do Jogo de Damas, pois mesmo sendo um projeto voltado para mulheres de todas as idades, é notável a presença de jovens mulheres nos eventos. Vera de Oliveira, do Ministério da Agricultura, comentou sobre a importância da aliança entre poder público e privado para a promoção do empreendedorismo feminino.
O segundo painel foi sobre o mundo corporativo e estavam presentes na discussão: Janaína Peres, da Pzifer; Nadir Moreno, da UPS; Silvia Tyrola, da Accenture e Carla Dora, da IBM. Elas falaram sobre as iniciativas dessas empresas para a retenção de talentos femininos e da importância de políticas diferenciadas para as mulheres.
No Brasil, 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres – número acima da média mundial, de 21%. Porém, quando falamos em CEOs, a situação se inverte: no Brasil somos 3%, enquanto a média mundial é 25%. A discussão sobre possíveis ações para mudar essa realidade começou em seguida, com participação ativa da plateia.
Mas a grande surpresa do evento foi a jornalista Ana Paula Padrão, que foi convidada na hora para subir ao palco e falar sobre empreendedorismo e independência financeira feminina. Foi uma fala super interessante e esclarecedora, especialmente no que tange à mulher da classe média. Jacalyn Spedding, do Departamento de Estado Americano, fez os agradecimentos finais.
Em seguida começou o networking – muita troca de cartões, conversas, fotos! Pude conhecer pessoalmente mulheres fantásticas com as quais eu só mantinha contato online. Destaco aqui a Lênia e a Nísia, do site Empreendedorismo Rosa – muita coisa legal está por vir!
Sobre o Programa SOMA.

O Programa SOMA - Superação e Oportunidades para Mulheres em Aprendizagem é uma iniciativa com propósito de desenvolver as habilidades de Gestão de Negócios.

Conheça os apoiadores do programa SOMA:

Eoss Consulting e Black Pages Brazil

0 comentários

Postar um comentário